Pernambuco – Determinado a reverter os negativos indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Recife, o vereador do PSDB, André Regis (Twitter), planeja elaborar um plano de educação de longo prazo para a cidade. Presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal da capital pernambucana, o tucano constata que “os números mais recentes do IDEB apontam que o Recife está numa posição muito ruim, tanto no ensino fundamental 1 quanto no 2 e queremos colaborar para melhorá-los”.
É o IDEB, criado pelo Ministério da Educação, quem qualifica a educação no Brasil a partir da observação da progressão ao longo dos anos do aprendizado dos alunos. André Regis (Facebook) vem estudando as escolas do Recife, há meses, com visitas que resultaram no estudo “Mapa das Escolas” disponível em seu site. A aba permite, ainda, que o cidadão participe indicando escolas que apresentem problemas.
Para respaldar seu diagnóstico de que o Recife apresenta indicadores negativos de Educação, o vereador também se fundamenta no estudo que ele fez a partir de uma visita, em maio deste ano, a dois condados da Flórida (EUA). Regis conheceu o sistema educacional local e também acompanhou “experiências exitosas” realizadas no Brasil. “O trabalho teve a participação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPE com o objetivo de traçar caminhos que possibilitem a produção de programas de cooperação internacional”, complementou.
* Acompanhe notícias do PSDB-PE também no Facebook e Twitter