
A pedido dos moradores da comunidade Vila do Campo, localizada em Porto de Galinhas (município de Ipojuca), o deputado Betinho Gomes levou a plenário um apelo da comunidade para que a ordem de reintegração de posse, prevista para ser executada nesta terça-feira (19), seja suspensa temporariamente e, assim, seja aberto um novo canal de diálogo junto ao governo do Estado. A área foi vendida à iniciativa privada e, no local, deverá ser construído um resort.
A iniciativa do parlamentar – que foi acompanhada pelo líder da Oposição, deputado Daniel Coelho – teve como objetivo evitar que cerca de 150 famílias sejam alocadas em um clube sem a menor infraestrutura para recebê-las. “Faço, aqui, um apelo à Justiça e ao governo do Estado para que possam prorrogar os prazos e abrir um novo diálogo com os moradores a fim de que se encontre uma alternativa para os moradores, evitando, assim, o despejo dessas famílias”, argumentou Betinho.
Em seu discurso, o deputado também sugeriu uma contrapartida social para os novos proprietários da área. “O empreendedor que adquiriu as terras poderia dar uma contrapartida social, construindo casas para essas famílias”, destacou.
Em aparte, Daniel Coelho ressaltou que desenvolvimento é importante e necessário, mas isso não pode significar o abandono de famílias. “Todos queremos desenvolvimento, investimentos. Mas o conceito de socialismo não condiz em trazer desenvolvimento e tirar famílias de onde elas vivem. Isso não tem nada de socialismo. Para serem retiradas
é necessário que se tenha um local para que essas pessoas possam viver”, afirmou o líder da oposição.