Artigo de Rodrigo de Castro, secretário-geral do PSDB e deputado federal (MG)
O PSDB se consolida no primeiro turno das eleições municipais de 2012 como um partido vitorioso. Conseguimos conquistar centenas de prefeituras, incluindo cidades grandes e de médio porte; elegemos um número expressivo de vereadores e incrementamos nosso voto na legenda.
Mas, além das conquistas eleitorais, nos definimos como vitoriosos por termos conseguido reverberar nossa mensagem para os brasileiros. Mais e mais cidadãos compreenderam o que define o jeito PSDB de administrar e deram a nós um sincero voto de confiança. Somos gratos a cada um desses brasileiros e brasileiras e, a cada um deles, reiteramos o intuito de apresentar um viável projeto nacional para 2014.
Queremos voltar a administrar o Brasil. Não por uma ambição pelo poder propriamente dito – e nem mesmo por nutrirmos um simples desejo de tirar o PT da Presidência da República. O que almejamos é oferecer à população um projeto de país com uma nova concepção, que modifique para melhor a vida das pessoas, através das boas práticas de gestão, da inclusão social, da primazia da ética e da transparência.
Temos um legado inegável no governo de Fernando Henrique Cardoso, motivo de orgulho por conquistas como o Plano Real e a estabilização da moeda; na área da Saúde, o reconhecimento da comunidade internacional ao programa de combate à aids e à lei dos medicamentos genéricos; nas telecomunicações, o acesso à telefonia celular, entre outras realizações que também ecoaram nos estados e municípios, por meio da concepção e execução de programas de sucesso.
E temos no presente uma grande contribuição ao Brasil, na administração de oito estados: Alagoas, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Roraima, São Paulo e Tocantins. E, também, comandando a oposição vigorosa e altiva.
A vitória do PSDB é também a vitória da democracia. Nos orgulhamos de fazer parte desta festa cidadã, corroborando para que tenhamos quadros cada vez mais qualificados para administrar nossas cidades com seriedade e competência.
As eleições municipais representam o êxito do processo democrático. O resultado retrata de maneira fidedigna os anseios dos cidadãos que, em geral, demandam dos futuros prefeitos (as) e vereadores (as) mais atenção com questões essenciais: saúde, educação, oportunidades de emprego e geração de renda, segurança e lazer.
Tudo isso permeia o planejamento de ações estratégicas em âmbito municipal. Por isso, é fundamental lançarmos um olhar mais aprofundado para esse pleito. São as reivindicações na esfera local e regional que conduzirão os administradores rumo à concepção de projetos e políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida das pessoas e que, bem implementadas, serão referência em âmbito nacional.
O partido reconhece a importância das eleições municipais, não apenas pela excelência das gestões tucanas em inúmeras regiões do país. Sem dúvida, as boas práticas e as administrações de qualidade fazem a diferença no dia-a-dia da população. Mas, para o PSDB, o pleito municipal é fundamental porque é nas cidades onde vivem os cidadãos, como já dizia um dos fundadores da legenda, o inesquecível Franco Montoro.