A blogueira cubana Yoani Sánchez aceitou convite do PSDB e estará em Brasília nesta quarta-feira (20) para exibição do filme “Conexão Cuba-Honduras”, do cineasta baiano Dado Galvão. A sessão está marcada para o meio-dia, no plenário 1 da Câmara dos Deputados.
O convite foi feito pelo deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), após manifestantes ligados ao PT e ao PCdoB terem impedido a exibição do filme em Feira de Santana, na Bahia. “Aqui no PSDB a democracia impera”, afirmou o deputado.
Yoani Sánchez desembarcou no Brasil na última segunda-feira (18), depois de uma longa batalha para conseguir sair de Cuba. Durante seis anos, a dissidente solicitou autorização para viajar para o exterior por 20 vezes, mas teve todos os pedidos negados. Quando chegou a Recife, primeira escala da viagem, ela foi recebida com protesto por um grupo ligado ao PT e ao PCdoB.
Dias antes de sua chegada, a revista Veja revelou que integrantes dos dois partidos participaram de uma reunião na Embaixada de Cuba em Brasília, convocada para organizar os protestos e distribuir um dossiê contra a blogueira. O Palácio do Planalto confirmou que o assessor da Presidência da República, Ricardo Augusto Poppi Martins, participou da reunião. Dias depois, Poppi recebeu R$ 5 mil em diárias para viagem a Cuba.
Serviço
Exibição do filme Conexão Cuba-Honduras
Neste quarta-feira (20/02), meio-dia.
Plenário 1 da Câmara dos Deputados
Brasília, DF