Melancia e tomate já fazem parte do cardápio de rotina da Escola Municipal Fazenda Soares, mas agora as crianças conheceram detalhadamente os benefícios destes alimentos para uma vida saudável. A escola promoveu na última sexta-feira (13) uma Feira Gastronômica, envolvendo os 117 alunos atendidos na unidade de ensino da zona Rural de Teresina.
A atividade é parte do Programa Saúde na Escola, que propõe ações educativas para as crianças sobre alimentação saudável. A diretora Amanda Pinto foi a primeira a receber formação sobre o tema, dialogando com outros gestores da Rede Municipal a partir de uma capacitação organizada pela Secretaria Municipal de Educação (SEMEC). De volta à escola, a diretora cumpriu o papel de repassar os conhecimentos para os professores, que então trabalharam com as crianças todo o conteúdo informativo.
“Já conversávamos muito com os alunos a respeito da importância de escolher produtos alimentícios mais saudáveis, mas intensificamos a temática durante uma semana muito produtiva”, conta a diretora. Segundo ela, discutir alimentação vai além de passar informações, é um trabalho de sensibilização, envolvendo o lúdico para facilitar o aprendizado.
Os estudantes maiores tomaram a frente do evento, protagonizando peças teatrais e divertindo as turmas. Para Laurenlaynne, do 4º ano, o mais interessante foi descobrir os “mocinhos e vilões” da saúde. “Eu sabia que frutas e verduras faziam bem, mas não imaginava que o açúcar poderia causar tantas doenças, como o diabetes”, comentou a menina, que protagonizou uma das apresentações sobre os riscos da má alimentação.
A manhã encerrou com uma degustação dos alimentos apresentados. Na mesa, banana, melão, batata doce e melancia, produtos que integram a merenda escolar dos alunos e contribuem com o bom desenvolvimento físico e mental.