
Marden afirmou que o crescimento da criminalidade, principalmente em Teresina, deixa a população intranquila e explicou que a audiência vai promover um debate extenso sobre as razões e os focos de violência, buscando caminhos para solucionar a grave situação instalada no Piauí. “Só ontem tivemos quatro casos gravíssimos. Fatos que tem se tornado cada dia mais comum. Precisamos ter um debate criterioso e profundo no sentido de diagnosticar as causas mais urgentes desse crescimento da criminalidade para que possamos encontrar soluções a curto prazo para diminuir esses estragos que estão acontecendo diariamente”, disse o parlamentar do PSDB.
Marden ressaltou que essa é uma discussão apolítica, que não deverá ser partidária, envolvendo o interesse de todos que estão envolvidos com a segurança pública do Piauí. “Ou esta Assembleia chama para si, como casa que representa a sociedade piauiense, essa discussão e vai até o final, ou vamos continuar vivendo a intranquilidade que está se instalando. Eu, com a minha família, e todos os cidadãos, temos a preocupação de vivermos em uma sociedade segura. Mas hoje a insegurança se alastrou por todas as regiões, sobretudo em Teresina”, falou Marden.
O tucano ressaltou que o objetivo da audiência não é apontar culpados, mas debater profundamente as causas e discutir o que pode ser feito para melhorar a segurança pública do Estado. A deputada Margareth Coelho defendeu a aprovação do requerimento de Marden Menezes. Segundo ela, a sensação de insegurança do povo é grande e é preciso cobrar a participação de representantes do Poder Judiciário na audiência pública. A deputada lembrou que muitos processos envolvendo casos de criminalidade têm sido arquivados porque não são julgados dentro dos prazos legais no Piauí.
Marden Menezes teve aprovados ainda requerimentos pedindo a realização de sessão solene no dia 27 de maio em memória das vítimas do rompimento da barragem de Algodões I em Cocal da Estação e a recuperação da PI-258 pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagens do Piauí (DER-PI) no trecho entre a BR-343 e a cidade de Domingos Mourão, que, segundo ele, se encontra praticamente intrafegável na região norte do Estado.