Filie-se
PSDB – PI
PSDB – PI

Em bate-papo na internet, Anastasia destaca ações para o setor cultural em MG

16 de outubro de 2013
Email Share

Anastasia Foto Divulgacao Assembleia MGBiblioteca comunitária, circuito cultural, estrada real, pontos de cultura, economia criativa, patrimônio histórico, folclore, música, teatro, dança, literatura. Um bate-papo rico como a cultura mineira. Assim foi a conversa do governador Antonio Anastasia com internautas nesta terça-feira (15).

A ação integra o Movimento Minas, projeto do Governo do Estado que incentiva, em um espaço virtual, que os próprios cidadãos proponham novas práticas para melhorar a sociedade.

E o tema escolhido para esse primeiro bate papo foi justamente a cultura. “Minas não fica a dever em nada a outros Estados. Nós mineiros somos muito orgulhosos da nossa cultura. E eu falo como cidadão, porque sou governador provisoriamente, e como cidadão eu sou usuário da cultura, estimulo muito, gosto e faço o possível dentro da nossa realidade para que a cultura seja uma política pública muito forte, em um Estado que é fundamentalmente cultural. Eu até ouso dizer que é o Estado que tem a melhor cultura do Brasil na sua formulação, mas, mais importante, na realização da cultura pela sociedade”, destacou Anastasia.

Durante a conversa com o governador, internautas de diversas regiões de Minas puderam enviar suas perguntas que foram respondidas ao vivo diretamente por Anastasia. Segundo ele, é fundamental a participação da sociedade na formulação das políticas públicas, principalmente nessa área.

“Entre todas as políticas públicas, talvez aquela que é feita com mais entusiasmo, quase que por monopólio, pelo cidadão é a cultura. Porque o Estado não realiza a cultura. Ele fomenta, estimula, ajuda, dá os instrumentos. Então é fundamental que o cidadão participe nos conselhos, nos fóruns de discussão da cultura porque ele traz a sua observação. Não só necessariamente aquele que faz a cultura, o artista ou o produtor cultural, mas também aquele que é usuário da cultura. Quanto mais aberto nós formos, melhor. E a área da cultura, até pela sua característica, precisa ser a mais aberta e fluida possível”, afirmou o governador.

Interação com internautas – No bate papo, mediado pelo presidente do Escritório de Prioridades Estratégicas, André Barrence, e pelo escritor e produtor cultural Afonso Borges, além de apresentar as ações que o Governo de Minas vem desempenhando no setor cultural, Anastasia pode ouvir os anseios e as demandas dos cidadãos sobre a área. Iniciativa foi aprovada pelo governador.

“É uma experiência nova. Confesso que pela primeira vez participamos assim ao vivo de um bate papo com os internautas. E é muito interessante. Pena que o tempo é finito. Em uma hora conversamos muito sobre temas que foram muito variados. O tema escolhido da cultura é muito rico. O Movimento Minas quer ouvir o cidadão e é muito importante nós nos abrimos mais e tornamos o Governo mais transparente, com mais debates”, afirmou Anastasia.

Para Afonso Borges, essa é mais uma ação pioneira do Governo de Minas que deveria se espalhar pelo Brasil. “É legal porque tem a mão e a contramão. Os políticos tradicionais estão fugindo dos assuntos, não querem muito falar sobre os assuntos do país hoje. É uma alegria ver um governador que topa fazer uma interação como esta. Muita gente ainda não entendeu a importância disso”, destacou.

O presidente do Escritório de Prioridades, André Barrence, lembrou que a interação continua no Movimento Minas e afirmou que a intenção é cada vez mais atrair o cidadão para o debate. “Eu achei que foi muito bom. A gente conseguiu gerar a interação que a gente imaginava que era aproximar o com os cidadãos interessados em conversar sobre cultura do governador. A conversa continua aberta no Movimento Minas, outras conversas virão, já temos alguns desafios lançados e vamos certamente termos outros no ar aí em breve”, afirmou.

Desde que foi lançado, o Movimento Minas já realizou diversos momentos de diálogo entre representantes da administração pública e a sociedade civil. Qualquer pessoa pode propor conversas e temas e acompanhar as discussões acessando o site do projeto.

Da Agência Minas

 

Compartilhe!

Ad