Filie-se
PSDB – PI
PSDB – PI

Cai consumo do brasileiro indicando desaceleração da economia

14 de fevereiro de 2014
Email Share

dinheiro2As vendas do comércio, em dezembro, ficaram comprometidas pelos baixos investimentos do governo federal no setor econômico. Segundo reportagem desta sexta-feira (14) do jornal O Globo, no último mês de 2013 o consumo brasileiro caiu 0,2% em comparação a novembro, o que interrompeu uma sequência de nove meses de alta.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e revelaram que foi o primeiro resultado negativo para um mês de dezembro desde 2009.

Para o deputado federal Luiz Pitiman (PSDB-DF), a desaceleração da economia é a consequência da má política econômica da presidente da República Dilma Rousseff e do Partido dos Trabalhadores (PT).  “Não só nas questões de vendas, mas também na geração de empregos”, disse. O deputado também ressaltou que a sequência de notícias ruins tira a credibilidade dos grandes investidores no Brasil.

O deputado federal Valdivino de Oliveira (PSDB-GO) lembrou também que a queda ocorre porque as famílias brasileiras estão mais endividadas e houve redução de crédito feita pelo governo. Valdivino acrescentou que a queda nos investimentos e o superávit negativo refletem diretamente no Produto Interno Bruto (PIB). “Em 2014, vai ser novamente um “pibinho” e não um “pibão” como o governo deseja”, afirmou.

 Credibilidade

Em 2013, o crescimento foi de 4,3%, praticamente a metade da taxa de 2012 (8,4%), o pior em desemprenho em 10 anos. De acordo com Pitiman, o resultado negativo na economia brasileira era esperado pelos empresários.  “O governo federal fez uma serie de maus investimentos.  “Eu não acredito que a Dilma ou o PT consigam reverter a situação”, lamentou.

O deputado ainda acrescentou: “É necessário um governo de credibilidade. É preciso que a população e os investidores tenham perspectivas de mercado para o futuro”.

Compartilhe!

Ad