
Deputado estadual Luciano Nunes entrega título ao juiz Marcelo Mesquita Silva
A Assembleia Legislativa do Piauí concedeu nesta segunda-feira o título de cidadania piauiense ao juiz Marcelo Mesquita Silva, que é natural de São Paulo, mas desde 2002 atua no Estado como Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI) e titular da 2ª Vara Criminal da Comarca de Parnaíba. A proposição do título foi do deputado estadual Luciano Nunes (PSDB).
O juiz atualmente está convocado pela Ministra Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) para atuar como Juiz Auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para assuntos de Tecnologia da Informação. Marcelo é Doutorando em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia, RENORBIO/UFPI. Mestre em Direito Internacional Econômico pela Universidade Católica de Brasília. Especialista em Mercado, Sociedad y Estado en la Era de la Globalización pela Universidad Castilla La Mancha na Espanha. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará.
“Quando a Assembleia Legislativa do Piauí concede um título de cidadania é a afirmação coletiva de que as ações e trabalho do cidadão homenageado tiveram aprovação, e de alguma forma, serviram para trazer melhorias e transformações à vida das pessoas. E o nosso homenageado de hoje, Marcelo Mesquita Silva, tornou-se filho do Piauí e por sua atuação em nosso Estado merece o título de cidadão piauiense”, disse Luciano Nunes.
No seu discurso, o juiz falou da sua obrigação de ter ações cidadãs. “Ao receber um título como este não posso fugir da obrigação de falar de cidadania. É hora de ensinar aos nossos jovens noções de cidadania, que se conquista com pequenos gestos e se aprimora com a educação. Portanto, aceito de peito aberto esse título e ressalto a importância de que possamos dar exemplos bons e façamos a nossa parte para termos de fato cidadania”, afirmou.
Marcelo Mesquita é também membro da Diretoria do Fórum Nacional de Juizados Especiais (FONAJE), como Secretário de Tecnologia da Informação. Foi Diretor de Tecnologia da Informação da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), no triênio 2014/2016. Foi Vice-Presidente e Diretor de Informática da Associação dos Magistrados Piauienses (AMAPI). Trabalhou mais de seis anos como Consultor em Comércio Internacional, inclusive no Trade Point Fortaleza, antigo órgão das Organização das Nações Unidas (UNCTAD). É colaborador do Laboratório de Neurofísica (LANF) e do Laboratório de Mapeamento e Plasticidade Cerebral (LAMPLACE), ambos da UFPI – Campus Ministro Reis Veloso, auxiliando e desenvolvendo trabalhos em biotecnologia.
Fonte: Assessoria de imprensa do deputado Luciano Nunes
