Filie-se
PSDB – PI
PSDB – PI

Dobres da Igreja São Benedito são tombados por meio de decreto municipal

14 de junho de 2014
Email Share

bb9950aab2

Com a igreja cheia de fiéis que tradicionalmente assistem às missas de meio dia todo dia 13 de cada mês o prefeito de Teresina, Firmino Filho, assinou o Decreto N° 14.173, que estabelece o tombamento dos dobres dos sinos da Igreja de São Benedito como patrimônio imaterial, para fins de preservação histórica e cultural.

A iniciativa desta proposta partiu do acadêmico Zózimo Tavares, da Academia Piauiense de Letras, e do advogado Romildo Mafra, levando em conta que os sinos possuem relevante valor cultural, tanto no seu aspecto material como no seu caráter imaterial, por meio dos seus dobres.

Para o prefeito Firmino Filho, a assinatura do decreto representa uma alegria por expressar a cultura e a religiosidade dos teresinenses. “Meu coração está cheio de uma imensa alegria por esse momento. Esses dobres da Igreja São Benedito representam a trilha sono da vida de muitas pessoas, inclusive a minha, que fui criado aqui no Centro da cidade e cresci ouvido as badaladas destes sinos. É uma alegria pessoal e não apenas de gestor a assinatura desse decreto”, declarou.

A Igreja de São Benedito é uma das poucas em Teresina que mantém firme em sua tradição de fazer os sinos dobrarem diariamente, no horário do meio dia e das 18h. Eles dobram ainda em dias especiais, em homenagem a São Benedito e Santo Antônio, cuja data é celebrada hoje, e também para o chamamento dos fiéis para as novenas.

Para Dom Jacinto Brito, arcebispo de Teresina que celebrou a missa, a assinatura do decreto acontece em uma data especial, já que neste dia 13 de junho se comemora os 140 anos de lançamento da pedra fundamental do templo. “Os sinos nos chama à oração, à escutar a palavra de Deus, à conversão. Portanto, é um dia memorável para a igreja o tombamento dos dobres dos sinos como patrimônio imaterial”, comemorou.

Compartilhe!

Ad