Filie-se
PSDB – PI
PSDB – PI

Economia: Prévia da inflação atinge 0,57% em novembro no País

20 de novembro de 2013
Email Share

Inflacao-Agencia-BrasilA prévia da inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15), apresentou alta de 0,57% no mês de novembro, acima do 0,48% referente a outubro.

O resultado, divulgado nesta terça-feira (19) pelo IBGE, revelou que o principal grupo responsável por esse reajuste é alimentação e bebida, com alta de 0,84%.

Segundo o deputado federal Marco Tebaldi (PSDB-SC), essa alta tem consequências diretas no cotidiano do cidadão.

“Nós temos, hoje em dia, uma inflação escondida, fruto de um governo sem planejamento. Vemos que essa inflação está subindo, deve continuar crescendo e corrói, diariamente, o salário do trabalhador”, destaca.

Os grupos educação, comunicação e despesas pessoais também entram na estatística, com aumento de 0,09%, 0,28% e 0,68%, respectivamente.

“A população brasileira é a grande vítima do péssimo governo que temos atualmente”, reitera.

Analisando os últimos doze meses, o índice está 5,78%, superior aos 5,75% registrados nos doze meses imediatamente anteriores.

Com um crescimento de 23,36% no tomate e de 2,34% na carne, os maiores da lista.

O item vestuário também se destacou, registrando o maior aumento.

Dos nove grupos e produtos que compõem o IPCA-15, sete apresentaram variações acima das registradas em outubro.

Compartilhe!

Ad