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Firmino Filho lança edital de licitação das linhas de ônibus de Teresina

22 de janeiro de 2014
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1e519c728eO prefeito Firmino Filho (PSDB) lançou no final da manhã desta quarta-feira o edital de licitação das linhas de ônibus da capital. A proposta do executivo municipal é realizar melhorias para os usuários do transporte coletivo de Teresina. A solenidade contou com a presença do superintendente da Strans, Pang Yen Hsiao, imprensa, vereadores e representantes das comunidades.

Ao apresentar os principais pontos do edital, o chefe do executivo municipal ressaltou que lançava o edital com uma “imensa alegria”. Firmino Filho destacou que a licitação das linhas doe ônibus foi um compromisso firmado com os teresinenses e que foi amadurecido para poder ser realizado. “O crescimento econômico trouxe consequências. Hoje temos um modelo que prioriza o transporte individual em detrimento do transporte coletivo. Queremos uma cidade voltada para as pessoas e não para os carros. Com esse sistema que estamos propondo vai ganhar os usuários, a cidade e também as empresas que operam no sistema, já que daremos mais racioanalidade”, defendeu.

f7459d3784Firmino Filho aproveitou para tranquilizar os teresinenses, garantindo ainda que o preço da passagem do ônibus não será reajustado. “Não existe condições políticas e nem perante a opinião pública para aumento da tarifa em um prazo de tempo razoável”, frisou, destacando que, com a licitação, a Prefeitura espera garantir mais qualidade no transporte oferecido aos usuários. “O nosso desejo é que os ônibus andem menos cheios e mais rápidos. Queremos uma cidade voltada para as pessoas, para a melhoria dos serviços para a população”, ressaltou.

O superintendente da Strans, Pang Yen Hsiao, destacou que a Prefeitura está priorizando dois pontos centrais no edital: técnica (qualidade no transporte) e também a menor tarifa. “Foi essa a determinação do prefeito Firmino Filho. O edital foi elaborado para apresentar um melhor serviço. Serão quatro lotes que podem ser explorados por empresas individuais ou por consórcio. Vamos ir aos bairros explicar como o sistema vai funcionar para que a população tenha conhecimento de todo o processo”, comentou.

O diretor de trânsito e presidente da Comissão de Licitação, Ricardo Freitas, explicou que a mudança no sistema era necessária porque o modelo atual não tem capacidade de expansão, possui linhas muito longas. “Isso sem falar que a frequência e a pontualidade são comprometidas e provoca ainda congestionamentos no trânsito. No sistema que estamos propondo as palavras chaves serão: frequência, pontualidade, tecnologia, mobilidade e qualidade de vida dos teresinenses”, elencou, lembrando que o novo sistema envolverá linhas alimentadoras, troncais e intermediárias.

O edital será na modalidade concorrência, com prazo de concessão válido por 15 anos. Para garantir ainda mais melhorias no sistema, a Prefeitura irá investir R$ 104 milhões, obtidos por meio do PAC, para melhorias na mobilidade urbana, como a implantação de corredores exclusivos e terminais de integração. A expectativa da Prefeitura é de que o novo sistema entre em vigor ainda este ano.

Clique aqui para entender a licitação

O quadro a seguir resume o perfil operacional a ser licitado:

Lote

Zona

Terminais de Integração

Linhas

Alimentadoras.

Troncais

Interterminais

Total

1

Norte

Rui Barbosa

06

03

03

12

Buenos Aires

06

02

01

09

Praça da Bandeira

01

01

2

Leste

Piçarreira

12

03

02

17

Santa Isabel

07

01

08

Centro

Praça da Bandeira

02

02

3

Sudeste

Itararé

09

02

11

Livramento

09

05

14

4

Sul

Praça da Bandeira

03

03

Bela Vista

07

03

10

Parque Piauí

13

03

03

19

Total

73

24

09

106

 

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