O deputado Firmino Paulo (PSDB) participou de seminário promovido pela Secretaria de Segurança da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) em parceria com a Assembleia Legislativa de Pernambuco, no início de dezembro. O encontro aconteceu em Recife e teve como destaques de debate o Planejamento e Gestão do Conhecimento.
Mas o seminário teve como abordagem principal os temas da Segurança e Políticas Públicas, que contou com a participação de parlamentares de todo o Brasil, profissionais da segurança pública e ainda estudantes. “Foram discutidos os modelos de combate à violência no estado que é referência no programa Pacto Pela Vida, pioneiro no país. Pude constatar a eficiência da gestão quando trabalhei como delegado”, diz Firmino Paulo, que atuou como delegado adjunto da Delegacia de Crimes Contra a Ordem Tributária (DECCOT), em Pernambuco.
No Piauí, Firmino Paulo entende que a intensificação da repressão contra Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) se faz necessária e acredita que o reforço de um maior contingente de policiais militares e civis capacitados contribui para repressão e redução da criminalidade.
Desde o início do mandato, o deputado tem atuado em propor Projetos de Lei similares que deram certo no programa Pacto Pela Vida do estado de Pernambuco para conter o índice de criminalidade e aperfeiçoar a Segurança Pública do Piauí.
Um de seus projetos que obteve bastante repercussão prevê a bonificação pecuniária para policiais que apreenderem armas durante operações.