Filie-se
PSDB – PI
PSDB – PI

Governo Federal utiliza recursos do FAT para pagar gastos com PIS

29 de outubro de 2013
Email Share

carteiraO presidente do Conselho Deliberativo do FAT (Codefat), Quintino Marques Severo, confirmou que o governo começou a tirar recursos do patrimônio do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Em reportagem nesta terça-feira (29), O Globo informa que no mês passado, alegando problemas de fluxo de caixa, o Tesouro Nacional usou R$ 1,2 bilhão do FAT para pagar os gastos com o abono salarial (PIS).

O presidente do Núcleo Sindical do PSDB de Minas Gerais, , Rogério Fernandes, criticou o uso dos recursos. Para ele, o executivo federal age de maneira equivocada e despreparada: “O governo federal tem de fazer o dever de casa, coisa que não vem cumprindo. Esperamos, sinceramente, que o Supremo Tribunal Federal consiga reverter vários equívocos em curso e contenha a ação abusiva do governo.”

Segundo O Globo, o dinheiro utilizado para pagar as despesas estava aplicado no mercado financeiro. Foi a alternativa encontrada para evitar novos aportes no FAT, diante do descasamento entre receitas e despesas.

“O FAT foi criado para atender a área de emprego e renda do trabalhador. Os recursos não podem ser usados assim de forma aleatória”, ressaltou Rogério.

“Tudo é feito para atingir o trabalhador. A tendência é agravar, pois o caixa vai ficando cada vez mais com déficit.”

As centrais sindicais refutam o argumento do governo de que o déficit do FAT é resultado da explosão de gastos com o seguro-desemprego e o abono.

A afirmação é que a União retém 20% das receitas do Fundo com a Desvinculação das Receitas da União (DRU) e não compensa o FAT pelas perdas decorrentes das desonerações do PIS.

Compartilhe!

Ad