As pessoas que têm necessidade ou desejo de parar de fumar podem procurar atendimento no Hospital do Parque Piauí, localizado na zona Sul da capital, onde é desenvolvido o Programa Municipal de Tratamento e Controle do Tabagismo, desde julho de 2010, com equipe multiprofissional que realiza atendimento durante reuniões que acontecem às quintas-feiras, nos turnos manhã e tarde.
Cada grupo é formado por 20 pessoas, que devem permanecer em tratamento pelo período de um ano. Até o momento foram realizadas 797 inscrições prévias por demanda espontânea, cuja inscrição pode ser realizada diariamente na sala de Serviço Social do hospital.
A assistente social Alba Valéria de Sousa, que faz parte da equipe multiprofissional, destaca que no município de Teresina os índices relativos aos resultados são satisfatórios. “Temos 57% de usuários que abandonaram o cigarro, enquanto a média nacional é de 30%”, destaca.
Desde que o programa foi criado já foram formados 26 grupos de tratamento, com atendimento a 380 pacientes que iniciaram o tratamento e 20 grupos concluíram o tratamento. Atualmente, 75 pacientes estão em tratamento e seis técnicos atendem nos turnos manhã e tarde.
A equipe técnica é formada por Alba Valéria e Socorro Brito, que são assistentes sociais; Gardene Lacerda , psicanalista/psicopedagoga; Laurimar Almeida, nutricionista; Paulo Barbosa, dentista, e o médico Rivaldo Macêdo.