A informação , divulgada nesta sexta-feira pela imprensa que a Petrobras forneceu convites VIP para assistir ao GP do Brasil de Fórmula, em novembro, inclui o genro da presidente Dilma Rousseff, Rafael Covolo, dois filhos do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e a irmã, o cunhado e a sobrinha da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, além de parlamentares da base aliada e seus parentes, provocaram a indignação do PSDB.
O senador Cyro Miranda (PSDB-GO) ressaltou que o assunto deixou de ser apenas político e já virou caso de polícia. “Para mim é caso de política. como a presidente Dilma [Rousseff] pode aceitar uma coisa dessas? Isso é para ver a seriedade da presidente. É um desmando. É uma imoralidade”, afirmou o tucano.
A notícia está na edição desta sexta-feira (28) do Estado de S. Paulo. De acordo com o jornal, a relação de convidados VIP foi mantida em segredo da Petrobras. As cortesias dão direito à vista privilegiada da pista do Autódromo de Interlagos, além de acesso aos boxes das escuderias, hospedagem em hotel cinco estrelas e buffet de bebidas e comidas durante o GP.
Preços
O cálculo é que o custo individual de cada convite oferecido pela Petrobras chegue a R$ 12 mil – o ingresso mais caro vendido ao público no ano passado, com benefícios semelhantes, valia R$ 11.200.
Dois filhos de Mantega, que preside o Conselho de Administração da Petrobras, estão na lista VIP da estatal, assim como amigos deles. O pedido de ingressos para Carolina e Leonardo Mantega partiu do próprio ministro.
Miriam Belchior é outra ministra e conselheira da Petrobras cujos parentes foram ao camarote. Irmã da ministra, Virgínia confirmou ter recebido o ingresso, mas desligou o telefone ao ser perguntada sobre como ganhou o convite.
O jornal também identificou na lista nove deputados federais, um distrital e dois senadores, além de suas mulheres, irmãos, namoradas e filhos. Lá estão o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e o senador Gim Argello (PTB-DF), dois dos principais articuladores contra a CPI da Petrobras.