Brasília (DF) – A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que estende a vigência da Zona Franca de Manaus por mais 50 anos foi aprovada por unanimidade pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado nesta quarta-feira (16). O líder do PSDB na Casa, Aloysio Nunes Ferreira (SP), participou da reunião e anunciou voto favorável total da bancada à matéria e aproveitou para defender o papel do partido no processo.
Segundo Aloysio Nunes, há de se prestar tributo à atuação do ex-senador e atual prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB), que na época de congressistas foi grande agitador em prol destas melhorias para a Zona Franca. Aloysio Nunes lembrou que Virgílio foi autor de duas PEC para estender a vigência do bloco industrial, mas a primeira está parada na Câmara. A segunda sequer tem relator.
“Ao exaltar presidente Dilma, não se pode desmerecer outras iniciativas. O ex-senador Arthur Virgílio, cuja eloquência, influência política e ardor na defesa da matéria, foi o grande responsável para que ela virasse absolutamente consensual na bancada do PSDB. Há iniciativas que foram importantes e que não podem ser esquecidas e de forma que os projetos não sejam de posse de ninguém”, discursou.
O líder ressaltou ainda que a Zona Franca é uma “realidade absolutamente consolidada” no Brasil e que aglutina boa parte do desenvolvimento da estratégica região amazônica. Ele afirmou que geralmente não vê com bons olhos o estabelecimento de regimes diferenciados para tramitação de matérias, mas fez questão de abrir uma exceção para a prorrogação da vigência do polo dada a sua importância.
Do Portal do PSDB no Senado