O deputado Luciano Nunes (PSDB) disse que iria ocupar a tribuna por dois minutos, nesta manhã de terça-feira (28), para levantar um tema que aflige a todos os piauienses em todos os municípios do Estado, que é a questão da saúde pública.
Segundo ele, o atendimento dos hospitais regionais e sobretudo nos hospitais da capital, estão com uma demanda reprimida, muito grande, de procedimentos médicos, com cirurgias, onde o Estado está chegado, praticamente a um estado de colapso, por conta de que a oferta dos procedimentos é muito menor que a demanda.
“Isso está causando um sofrimento grande, aos piauienses e nós estamos propondo, aqui, um projeto de lei, que não irá resolver o problema em sua totalidade, mas vai dar transparência, nessa regulação, nos procedimentos que são disponibilizados para a população”, observou Luciano Nunes.
O parlamentar salientou que em seu projeto está sendo solicitado que o governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), disponibilize os atendimentos e leitos de UTIs, e todo o seu cardápio de procedimentos, e que as filas, dos pacientes, obviamente preservados os nomes, para que a população possa acompanhar como os atendimentos estão evoluindo, principalmente nos hospitais, sobretudo, da capital”, ressaltou.
Luciano disse ainda que a discussão terá que ser aprofundada e que todos os deputados sofrem com a situação, porque são demandados diariamente com os reclames dos prefeitos, de lideranças e da própria população do interior, que precisa de diversos tipos de cirurgias das mais complexas às mais simples. Ele disse observou que a maioria das cirurgias ainda não são ofertadas, por conta da regulação que ainda é um sistema desconhecido, de grande parte da população. “Chamo a atenção dessa Casa e de todos os piauienses, para essa problemática, da saúde, que tem se agravado em todo o Estado do Piauí, finalizou.
Fonte: Portal da Alepi