O deputado estadual Marden Menezes (PSDB) participou na manhã desta segunda-feira, dia 12, de uma audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Piauí para discutir a situação financeira do Estado. Marden questionou o secretário estadual de Administração, João Henrique Sousa, sobre como o Governo pretende solucionar o problema da falta de professores na Universidade Estadual do Piauí (Uespi).
“Essa é uma relação muito clara, de um lado estão os limites financeiros do Estado e do outro as necessidades da nossa população. Nós temos problemas urgentes na Uespi, onde mais de 400 disciplinas estão paralisadas por falta de professor. Essa situação pode levar a perda do ano letivo de centenas de universitários e pode acarretar em várias ações judiciais contra o Estado. Questionei o secretário em relação ao andamento da solução do problema. É preciso ter cautela por conta do momento, mas estou acompanhando o caso junto aos universitários e ao Governo”, disse Marden.
O parlamentar cobrou a contratação de professores temporários para a solução do problema em curto prazo e também tratou sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) que o Governo deve executar para outras categorias do Estado.
João Henrique Sousa respondeu que o Governo pretende solucionar o problema com o aumento da receita estadual no primeiro quadrimestre de 2014. O secretário ainda afirmou que o Estado irá analisar as solicitações das categorias para atender inicialmente as de maior prioridade, e prometeu atenção especial com o caso dos professores da Uespi.
O secretário estadual de Fazenda, Mário Lacerda, apresentou através de comparativos as despesas e as receitas do Piauí no primeiro quadrimestre de 2014. Marden aproveitou a audiência para se colocar à disposição do Governo na mediação das negociações com as categorias profissionais e para contribuir com a continuidade do trabalho que está sendo realizado pelo governador Zé Filho (PMDB).