O mercado prevê para 2014 uma inflação maior do que a registrada no ano passado, que já havia superado a de 2012. Os dados são do relatório Focus, do Banco Central, divulgados pelo jornal O Globo, nesta terça-feira (14).
Segundo a projeção, a inflação deve ser de 6% em 2014. Os economistas ouvidos para a produção do relatório citaram ainda que esperam que a taxa básica de juros feche 2014 em 10,5% ao ano e 2015 em 11,5%. Atualmente, a Selic está em 10% ao ano.
Na avaliação do deputado federal Alfredo Kaefer (PSDB-PR), os números do Focus são até “conservadores” diante do mau estado da economia nacional: “A situação é tão grave que, para mim, 6% é um palpite baixo para a inflação.”
E declarou: “A gestão do PT está comprometendo um verdadeiro patrimônio nacional, que é a estabilidade da economia.”
Kaefer citou uma série de fatores. “Temos um descontrole fiscal sério. As despesas públicas não estão controladas e, hoje, gasta-se mais do que o montante que é arrecadado. Além disso, o governo não investe em infraestrutura, o que poderia representar de fato um caminho para a nossa economia”, afirmou.
O tucano acrescentou que é preciso levar em conta, ainda, as manipulações das contas públicas feitas pelo governo federal. Como exemplos, lembrou a plataforma de petróleo que, mesmo sem deixar o território nacional, foi contabilizada como exportação pela Petrobras.
O deputado destacou também que a economia nacional tem a possibilidade ainda de ter sua nota rebaixada por agências internacionais de classificação de risco, o que prejudicaria o estabelecimento de contratos. “É algo que, se ocorrer, trará grandes prejuízos ao país”, afirmou.