O Tucanafro promoveu neste domingo (1º) mais uma série de atividades no Morro do Papagaio (foto), em Belo Horizonte (MG). É a consolidação de ações nas comunidades carentes. O objetivo é ouvir demandas e atuar na conscientização, por meio do empoderamento do negro, em diferentes localidades do Brasil.
As atividades contaram com a participação do presidente do Tucanafro Brasil, Juvenal Araújo, da jornalista Anna Paola Pimenta da Veiga, o diretor da Assessoria de Assuntos Sociais de Vilas e Favelas, Cris do Morro, e do líder comunitário Júlio “Fessô”.
Cris do Morro também foi coordenador do Programa Vozes do Morro entre 2007 e 2013 e atualmente atua como voluntário. São inúmeros os projetos sociais em que está envolvido.
Júlio “Fessô”, que está organizando a criação do secretariado, também desenvolve inúmeras atividades sociais com o objetivo de conscientizar jovens para que sigam caminho contrário ao da violência e das drogas.
“Infelizmente, muitos de nossos jovens acabam se perdendo, não se dedicam aos estudos e procuram sempre o caminho mais fácil: ser jogador de futebol, músico ou até mesmo criminoso. Eu procuro atuar socialmente para que eles abram a mente para outras alternativas”, afirmou Fessô.
Ao atuar como educador social, Júlio tem uma história de vida para ser usada como exemplo. Foi viciado em drogas como cocaína e crack, foi preso, tornou-se traficante, mas conseguiu dar a volta por cima. “Graças a Deus, e por não querer ver o sofrimento de minha família, mudei de vida”, finalizou.
Juvenal Araújo destacou o trabalho social desenvolvido por Cris do Morro. Para Júlio Fessô, o objetivo do Tucanafro está sendo cumprido.
“Estamos ganhando lideranças importantes, gente que realmente faz por onde mudar o Brasil. Trabalho deles é louvável, e esperamos, com o Tucanafro na região, poder contribuir muito para o desenvolvimento social e valorização do negro na periferia”, afirmou.
Do Tucanafro