Representantes de 22 partidos se reuniram, nesta quinta-feira (30), em Brasília, no Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos. O objetivo é definir estratégias que visam ampliar a participação feminina nos espaços de poder e enfrentar a sub-representação no Legislativo. Para o PSDB-Mulher, as discussões são fundamentais para garantir a ampliação da atuação feminina no cenário político nacional, estadual e municipal.
“O fórum expôs questões comuns às mulheres no espaço político, independentemente do partido, da cor da legenda. As dificuldades são mais culturais do que partidárias”, ressaltou a presidente do PSDB-Mulher, Solange Jurema, que participou do encontro, aberto pela ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), Eleonora Menicucci.
Desde 2009, as representantes do fórum se reúnem, no mínimo, duas vezes por ano para debater estratégias de ampliação feminina nos espaços políticos e também apontar os temas que interessam à questão de gênero. Além das instâncias partidárias, a SPM e o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) participam dessa articulação.
O fórum é responsável pela campanha ‘Mais Mulheres no Poder’, que é uma ação permanente que tem como alvo aumentar a presença de mulheres nos espaços de poder e decisão.