Por que os jovens usam drogas? Qual a opinião deles sobre este assunto? Como as mídias sociais podem ajudar na prevenção? Debater e refletir sobre estes temas a partir da realidade vivida pelos jovens são alguns dos desafios do Projeto Juventude Conectada. O projeto é organizado pelo Instituto Comradio do Brasil em parceria com a Secretaria Municipal de Juventude (SEMJUV).
A elaboração desse projeto compreende um relatório sobre como os jovens utilizam as redes sociais, qual o tempo que permanecem conectados e qual a maior forma de interação, dentre outros fatores. A pesquisa foi tabulada a partir de um questionário preenchido pelos jovens participantes durante o processo de seleção feito em três zonas de Teresina, Sudeste, Sul e Norte.
Como resultado a pesquisa mostrou que 53% dos jovens acessam internet pelo celular e 38% por meio de computadores. E que 74% tem utilizado o Facebook como principal rede social, em seguida o Whatsapp com 14%, e o Twitter com 4%. Outro dado curioso e que provoca discussão é com relação à principal forma de interação entre os amigos, onde 36% se relacionam por meio das mídias sociais e 32% de forma presencial.
A pesquisa mostra ainda uma importante informação: questionados sobre o que leva os jovens a usarem drogas, sejam elas ilícitas ou licitas, 36% afirmam que a curiosidade é o principal motivo, e 34% por influência de amigos.
O projeto é divido em três etapas que compreendem um curso de redes sociais e palestra sobre prevenção às drogas. Uma Gincana Digital onde os jovens são divididos em grupos e estimulados a popularizar o assunto nas mídias sociais. E o resultado que será divulgado no Piquenique Digital com premiação e avaliação das métricas das mídias sociais.
A iniciativa selecionou jovens dos bairros Vila da Paz, Parque Rodoviário, Santo Antônio, Promorar, Santa Maria da Codipi, Parque Brasil II e III, Monte Alegre, Parque Firmino Filho, Renascença II e III, Redonda, Dirceu I e II, Francisca Trindade, Gurupi. O projeto é coordenado pelo Instituto Comradio do Brasil e Prefeitura Municipal de Teresina, através da Secretaria Municipal da Juventude (SEMJUV).