Promover a educação de forma inclusiva. É esse o objetivo da Prefeitura de Teresina que, nesta segunda-feira, entregou 21 cadeiras adaptadas para alunos da rede pública municipal. A entrega simbólica foi feita pelo prefeito Firmino Filho e pelo secretário municipal de educação, Kléber Montezuma.
As cadeiras irão auxiliar no processo ensino-aprendizado, promovendo uma acessibilidade para as crianças. Crianças como o pequeno Rafael, estudante da escola Municipal José Carlos, localizada na zona Norte da cidade. “Eu não tinha conhecimento do programa. Nós, inclusive a família, não estamos preparados para lidar com as deficiências das nossas crianças. Mas, na escola da rede pública de Teresina meu filho foi bem recebido, por professores, alunos e servidores. A evolução dele é gritante e, com certeza, essa cadeira vai auxiliar ainda mais no seu processo evolutivo”, comentou a mãe Edilene de Azevedo Dantas.
O prefeito Firmino Filho destacou que a entrega das cadeiras adaptadas era simbólica, sobretudo devido os desafios enfrentados para se promover uma educação inclusiva. “Temos nossas limitações, mas temos vontade de acolher, incluir melhor nossas crianças. Estamos trabalhando novos modelos de educação, de acordo com o que essa meninada precisa. Com essa entrega, mesmo simbólica, queremos reafirmar o nosso compromisso com essa caminhada, tornando a educação pública de Teresina cada dia mais inclusiva”, reforçou.
Para garantir a melhor inclusão dos alunos com deficiência física/neuro/motora já foram entregues até agora 102 carteiras adaptadas para os alunos da rede pública com necessidades especiais. “Uma das áreas que tivemos maior atenção é a educação. O nosso compromisso é de ter uma escola que acolha bem as crianças, formando cidadãos. Trabalhamos a inclusão e estamos avançando. Estamos também com mais de 180 profissionais trabalhando mais de perto com essas crianças que precisam de uma atenção especial”, lembrou o secretário Kléber Montezuma.
O diretor adjunto do Escolão do Parque Piauí, Francisco Maciel, destacou que os relatos diários dos pais de alunos reforçam a importância do papel do gestor da educação. “E a gente parabeniza pelo poder público estar cumprindo seu papel. A escola municipal de Teresina é hoje de se orgulhar, abrimos as portas para a comunidade e proporcionando a acessibilidade”, pontuou.
A diretora de Inclusão da Semec, Maria Teresa, destacou que as cadeiras são importante para garantir a adaptação postural das crianças. Segundo ela, a escola deve encaminhar um laudo solicitando a cadeira adaptada. “A fisioterapeuta faz a visita para proceder a avaliação da necessidade de adequação postural, que fará indicações para confecção da carteira adaptada, recurso que melhora a postura e, consequentemente, a condição funcional das pessoas com deficiência”, finalizou.