O prefeito Firmino Filho participou neste domingo da 5ª Caminhada contra as drogas, promovida pela Fazenda da Paz, unidade conveniada à Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania de Assistência Social (SEMTCAS). Cerca de seis mil pessoas acompanharam o percurso que teve inicio às 7h, no cruzamento da Frei Serafim com a Rua Coelho de Resende, no centro de Teresina.
O coordenador da Fazenda da Paz, Célio Luiz Barbosa, falou que este ano a ONG completa 20 anos de existência e que os resultados das caminhadas têm sido muito importantes . “Nas quatro primeiras caminhadas já conseguimos aprovar quatro projetos de lei, no final da 5ª teremos audiência pública extraordinária na Câmara Municipal de Teresina para tratar de um novo projeto de lei contra a violência”, explicou Célio.
No ano passado a Caminhada teve como resultado da Audiência a Lei que destina 3% das vagas nas empresas que recebem incentivo fiscal da Prefeitura para dependentes químicos egressos de Comunidades Terapêuticas.
Eliane Lopes, coordenadora da Caminhada, explica que a caminhada é um ato de prevenção, para chamar a atenção da comunidade. “A Fazenda da Paz tem capacidade para atender 300 internos, mas atualmente temos 200. Durante o tratamento eles participam de uma série de cursos profissionalizantes e depois são empregados em empresas ligadas à instituições parceiras”, disso a coordenadora.
A secretária municipal do trabalho, cidadania e de assistência social, Mauricéia Neves, falou que a importância de atos como esse são de sensibilizar a comunidade no combate às drogas. “Somos parceiros da Fazenda da Paz e toda Prefeitura Municipal de Teresina tem ações de articulação para fortalecer o combate às drogas”, pontuou.
Firmino Filho enfatizou que a luta contra as drogas tem que ser um trabalho feito com as famílias, comunidade e poder público. “São vários desafios e muitos eixos envolvidos. Um dos principais eixos é a ressocialização do dependente. Temos que unir forças para combater esse problema que acontece em todo o País. Não podemos permitir esse aumento da violência ocasionado pelo uso de drogas, concluiu o prefeito.
Nestes 20 anos a Fazenda da Paz atua na prevenção, tratamento e reinserção social de farmacodependentes e alcoólatras e já atendeu mais de 13 mil dependentes químicos e suas famílias, comemorando também a reinserção no mercado de trabalho de 42% dos dependentes que passaram pelo tratamento.
A Fazenda da Paz foi idealizada pelo Padre Pedro Balzzi e leigos da Arquidiocese de Teresina e implantada pelo terapeuta Célio Luiz Barbosa. A instituição atualmente possui três sedes, duas no Maranhão e uma em Teresina e, em parceria com a Prefeitura Municipal de Teresina, a Fazenda da Paz irá ganhar uma unidade feminina, que se chamará Maria Madalena.
Kempes Marques fez o tratamento durante mais de um ano na Fazenda da Paz e há dois anos é colaborador da ONG. “Durante o tratamento fiz vários cursos profissionalizantes e agora quero ajudar outras pessoas como eu fui ajudado”, afirmou.