O prefeito Firmino Filho além de participar das atividades do Circuito Rio Poti, atividade que incentiva a prática do ciclismo na cidade, esteve presente na manhã deste domingo (01) nas comemorações de três anos de existência do grupo de corrida Ghepardos, que aconteceu no Parque Potycabana.
Segundo o prefeito, o Ghepardos tem uma importância por incentivar a prática de esportes na capital. “Todos os domingos percorremos de bicicleta as avenidas Raul Lopes, Cajuína e Marechal Castelo Branco, um total de 10 quilômetros, o que denominamos de Circuito Rio Poti, uma forma de estimular a prática do ciclismo na capital. Hoje, além da bicicleta, estamos prestigiando as pessoas que praticam a corrida, pois toda forma de atividade física deve ser motivada e fomentada na cidade. E a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, tem estimulado e toda e qualquer prática de esporte na nossa cidade”, destacou.
No evento do Ghepardos o prefeito garantiu apoio para a realização da V Meia Maratona do Sertão, evento de corrida que acontece no mês de dezembro. “O Ghepardos é um grupo de amigos que se reúne para correr e fomentar o esporte na cidade. A Prefeitura de Teresina sempre nos apoia e tem dado todo o suporte para que a cidade tenha bons espaços voltados para a corrida e para outros esportes como o ciclismo, a exemplo do Circuito Rio Poti”, afirmou Vinícius Oliveira, diretor de Esportes do Ghepardos.
De acordo com o secretário municipal de Esportes e Lazer, Galba Coelho, a Prefeitura deverá agregar cada vez mais esportes ao Circuito Rio Poti. “Já está em funcionamento, na margem do Rio Poti, na Avenida Marechal Castelo Branco, a pista de arvorismo e rapel instalada pela Prefeitura como nova opção para os praticantes de esportes radicais. Já implantamos também o basquete e hoje estamos prestigiando as atividades de corrida. A nossa intenção é oferecer opções de lazer e esportes ao teresinense”, ressaltou.
O passeio ciclístico de 10 quilômetros de extensão é promovido pela Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel), sempre aos domingos, com largada programada para 8h, tendo como ponto de partida o Mirante da Ponte Estaiada, na Avenida Raul Lopes.
Em Teresina, para que a prática de esportes como o ciclismo aconteça, já existem cerca de 60 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas espalhadas em várias regiões da cidade. Elas ficam localizadas nas Avenidas Raul Lopes, Marechal Castelo Branco, Duque de Caxias, Cajuína, Expedicionários e nas Ruas Rui Barbosa e Jerumenha.