A Prefeitura de Teresina realizou na tarde desta quarta (13/11) a interdição de parte da avenida Celso Pinheiro, localizada às margens do Poti, na zona Sul. O motivo é o início da construção de uma grande galeria subterrânea que atenderá o início da primeira etapa da obra de urbanização da Vila da Paz. Por conta disso, o trânsito naquela região está sendo desviado pela Strans.
O superintendente da SDU Sul Edson Melo, explicou que a Prefeitura precisou agilizar a instalação de tapumes atendendo recomendação da Caixa, que cobrou o cumprimento do cronograma de obra para que os primeiros recursos da urbanização sejam liberados de imediato. “Por isso, a população não pôde ser avisada com antecedência. Mas já estamos providenciando algumas medidas visando minimizar os transtornos, como a colocação de uma passarela para pedestres e motociclistas bem como a liberação de parte da Celso Pinheiro, atendendo pedido dos comerciantes locais. A previsão é de que a avenida fique interrompida por trinta dias, mas vamos cobrar da construtora que busque acelerar os trabalhos, para que a avenida seja liberada o quanto antes”, afirmou Edson.
A obra de urbanização da Vila da Paz será realizada em duas etapas. A primeira vai da Avenida Celso Pinheiro até a Rua Corisco, e a segunda etapa prosseguirá da Rua Corisco até a Vila Jerusalém, e compreende a construção de um canal de escoamento de água nos mesmos moldes do Parque Lagoas do Norte. Além disso serão construídas galerias, terraplanagem, pavimentação de ruas localizadas no entorno da Vila, implantação do sistema de abastecimento de energia elétrica, água e esgotamento sanitário, dentre outros benefícios.
Segundo o superintendente executivo da SDU Sul, Paulo Roberto, as duas etapas da obra devem ser concluídas em um prazo de três anos, sendo um ano e meio para cada uma delas. “O valor da obra é de R$ 17 milhões, recursos oriundos do Governo Federal, através do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), com contrapartida da Prefeitura de Teresina”, afirma.
Cinco mil famílias serão beneficiadas com o projeto de urbanização da Vila, compreendendo os bairros Vila da Paz, Vila Costa Rica, Três Andares, Redenção e Vila Jerusalém.
Com a urbanização, o risco socioambiental da área será reduzido, com a remoção do grotão ali existente e com a construção da galeria, que levará a água que sai das residências direto para a rede de esgoto. O projeto foi idealizado em 2007, pelo então estudante de Arquitetura Anderson Mourão, como monografia de conclusão de curso.