Filie-se
PSDB – PI
PSDB – PI

Presidente do PSDB convida oposição para liderar investigações sobre compra bilionária da Petrobras

24 de março de 2014
Email Share

aecEm passagem por Campos do Jordão (SP) para participar da solenidade de encerramento do 58º Congresso Estadual de Municípios, neste sábado (22), o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, defendeu o aprofundamento das investigações sobre a compra bilionária da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, pela Petrobras.

Segundo Aécio, além da Procuradoria-Geral da República e da Polícia Federal, o Congresso Nacional deve entrar em ação.

O tucano marcou reunião para a próxima terça-feira (25) com os integrantes da oposição para articular a instauração de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI).

“Por isso, na terça-feira, estamos reunindo todas as lideranças da oposição e nossa intenção é apresentar sim um requerimento de CPMI e colher assinaturas para que possamos investigar e, nessas investigações, dar a oportunidade ao ex-presidente da Petrobras, à presidente da República e aos membros do Conselho de se explicarem”, afirmou o tucano.

O senador também comentou a decisão do governo federal de afastar o diretor financeiro da Petrobras, Nestor Cerveró, de seu cargo, após vir à tona o descaso da presidente da República, Dilma Rousseff, e do governo federal na análise de contratos que levaram a um prejuízo de U$S 1,18 bilhão.

Covardia
“Considero uma decisão covarde do governo”, disse em entrevista coletiva à imprensa. “O que queremos são explicações. Quem sabe não é o momento de que a presidente da República, tão afeita à convocação de cadeia de rádio e televisão, venha a pública dizer inclusive que errou. Agora, terceirizar responsabilidades e achar que o Brasil aceita a simples transferência a um diretor toda a responsabilidade sobre uma operação tão danosa como esta é fazer pouco da inteligência dos brasileiros”, avaliou o senador.

Ao lado do governador Geraldo Alckmin (SP), Aécio criticou ainda a dilapidação do patrimônio público brasileiro realizada pela gestão petista, o que tem ocorrido com as estatais Eletrobras e Petrobras.

“O que nós queremos hoje é reestatizar a Petrobras. Tirá-las das mãos de um grupo político que dela se apoderou para fazer negócios de forma irresponsável, lesando um patrimônio que é de todos os brasileiros”, completou.

Compartilhe!

Ad