Filie-se
PSDB – PI
PSDB – PI

Projeto de Lei apresentado na ALEPI homenageia Pelé do Piauí

25 de novembro de 2016
Email Share

O complexo esportivo da academia da Polícia Civil – ACADEPOL, receberá o nome Complexo Esportivo Simão Teles Bacelar, uma homenagem a um dos maiores jogadores de futebol do Estado, Simão Teles. A proposta da denominação do local é do deputado estadual Marden Menezes (PSDB).

 

Simão Teles Bacelar é um dos maiores esportistas do Estado, sendo comparado ao Rei Pelé quando ambos jogavam numa posição intermediária entre o meio-campo e o ataque, os meias-atacantes. Para Marden Menezes proposta irá homenagear o ídolo e cidadão Simão. “Sima é um grande jogador, tanto que foi comparado ao Rei Pelé. E nada mais justo que homenageá-lo dando o nome do Complexo Esportivo da ACADEPOL, e ainda ser uma forma de incentivar futuros jogadores”, destacou o deputado.

 

O Pelé do Piauí, nasceu no povoado de Matões, município de Miguel Alves, interior do Estado. Sima começou sua carreira no Estado, onde conquistou grandes títulos com o time os campeonatos piauienses de 1967, 1968 e 1969. O meia-atacante foi ainda o artilheiro do campeonato nas duas últimas conquistas e ainda em 1970 e 1971.

 

No futebol do Piauí, durante muitos anos, havia uma certeza: o time que tivesse alguma pretensão de campeão estadual precisava contar com Sima e mais dez, fazendo gols atrás de gols desde o final da década de 60, o atacante só se tornou conhecido nacionalmente em 1977, quando se tornou o maior goleador dos campeonatos estaduais em todo o país pelo RIVER Atlético Clube marcando 33 gols na temporada.

 

No mesmo ano na estreia do River no campeonato brasileiro da 1º divisão deixou sua marca quatro vezes contra o América-RN. Graças a essa grande exibição, durante três semanas permaneceu na liderança da artilharia, à frente de Zico, Roberto Dinamite e Serginho Chulapa, um feito histórico para o futebol piauiense.

 

Quase sempre jogando por equipes piauiense principalmente, o River, Sima teve passagem por um grande clube, em 1972, quando disputou o Baiano e o brasileiro pelo Bahia. Seu momento maior destaque foi à decisão do primeiro turno do estadual, contra o Vitória, quando marcou o gol que garantiu a presença do Bahia nas finais do campeonato. Se faltaram mais oportunidades nos grandes clubes, sobrou a Sima o reconhecimento nos estados do Norte/Nordeste e da torcida tricolor seu time de coração, onde é até hoje o grande ídolo da torcida. Em dez oportunidades (1968, 69, 70, 71, 74, 77, 78,79 e 1983), foi o goleador máximo no Piauí. Até o momento Sima fez mais gols eu ele no Norte/Nordeste e no Centro-Oeste.

 

Compartilhe!

Ad