
Em sua primeira edição, o Viva Bairro levou ações da Prefeitura de Teresina a praça da Bíblia, no bairro Promorar. Cerca de 15 mil pessoas circularam pelo evento, que iniciou às 8h e encerrou com apresentação cultural no período da noite. Corte de cabelo, maquiagem, oficinas de grafite, palestras profissionalizantes, slackline para as crianças, distribuição de mudas, contação de histórias e exames foram algumas das atividades oferecidas gratuitamente durante o evento.
O objetivo do projeto, que está sendo desenvolvido pela Prefeitura com a participação de todas as suas secretarias, superintendências e fundações, é levar a Prefeitura diretamente aos bairros, oferecendo prestação de serviços de todas as áreas.
“Estou impressionado com a repercussão e aceitação do Viva Bairro”, afirmou o prefeito de Teresina, Firmino Filho. “Esse projeto faz com que a Prefeitura esteja presente junto a comunidade, e será realizado mensalmente. Em setembro, as ações acontecerão no Santa Maria da Codipi, na zona Norte”, adiantou o gestor.
Aproveitando a entrega de mudas, a dona de casa Maria das Lourdes acredita que o Viva Bairro movimenta de maneira positiva a cidade. “Estou aqui aproveitando para pegar algumas mudas, mas vou trazer meus filhos para assistirem a apresentação dos palhaços”, disse ela.
“É uma maneira de levarmos para a população diversos serviços”, afirmou Olavo Braz, responsável pela Secretaria Municipal de Economia Solidária – Semest. Para o secretário da Secretaria Municipal de Juventude – Semjuv, Allan Cronemberger, o evento é uma maneira da população conhecer os serviços que a Prefeitura oferece. “O Viva Bairro atua como uma vitrine para que as secretarias divulguem seus serviços e a população possa aproveitá-los ao máximo”, explicou.
Além dos serviços oferecidos durante o evento, houve ainda premiação dos vencedores do Nota Fácil, promoção que foi criada com o objetivo de incentivar os teresinenses a requerer a nota fiscal de serviços. “É uma maneira que a Prefeitura criou para incentivar esse ato cidadão, que é pedir a nota fiscal para quem presta serviços”, explicou Firmino Filho. Também foram entregues as medalhas dos times vencedores do Campeonato Sub 13 de Futebol.