O presidente do Diretório Estadual do PSDB, deputado Marden Menezes, avaliou como positivo o ano de 2013 para o PSDB e do ponto de vista pessoal, apesar da lesão sofrida no joelho esquerdo que o fez passar por intervenção cirúrgica necessitando se afastar temporariamente dos trabalhos na Assembleia Legislativa do Piauí.
“Trabalhamos duro e tivemos êxito com a permanência de uma das nossas maiores lideranças, o Dr. Silvio Mendes. A nível nacional propusemos ao partido e fomos atendidos com a realização de encontros regionais que iniciaram pelo Nordeste com o encontro de Maceió, onde o PSDB do Piauí participou com grande comitiva, reforçando a corrente que pede uma maior atenção da Executiva Nacional para a nossa região”, disse Marden.
“Na Assembleia, conseguimos aprovar diversos projetos, mas ressalto a histórica vitória com a redução das taxas do Detran, uma luta de quase uma década encampada por nós, desde a criação de uma comissão especial, passando pela elaboração de um anteprojeto e a formalização de um compromisso do Governo de que seria enviada uma mensagem oficial reduzindo as taxas, pacto cumprido em novembro pelo governador Wilson Martins”, completou Marden.
O presidente avaliou ainda a conjuntura política do ano eleitoral e o caminho do PSDB. Menezes revelou que as lideranças do partido se reuniram antes do final do ano, incluindo o presidente Marden Menezes, o vice-presidente Luciano Nunes, o prefeito Firmino Filho e o ex-prefeito Silvio Mendes, além de mais membros da Executiva Estadual para uma análise do cenário político para 2014. Segundo ele, continua nos planos do partido uma candidatura própria ao Governo diante do expressivo desempenho de Silvio Mendes na avaliação das pesquisas que apontam a vontade do eleitor piauiense. Além disso, o partido trabalha para que haja uma convergência de apoio viabilizando uma plataforma em torno do nome de Silvio Mendes, que terá papel decisivo no pleito.
O tucano ressaltou que no PSDB não existe qualquer ansiedade sobre cargos e candidaturas. “Sabemos da nossa força, do que representamos e do que a população espera do nosso partido, a julgar pela opinião pública nas pesquisas que sempre colocam o Dr. Silvio com chances de vitória, em pé de igualdade com o senador Wellington Dias, que já está praticamente em campanha no Estado e com uma chapa publicamente posta. O PSDB está tendo toda cautela para não tomar nenhuma decisão precipitada. É claro que buscamos uma convergência partidária de apoio, pois temos um nome muito bem avaliado pelo povo, mas seremos humildes para avaliar todas as possibilidades, tudo isso a seu tempo”, esclareceu Marden.
O partido espera do prefeito Firmino Filho e demais lideranças o fortalecimento da bancada estadual, com a perspectiva de ampliar o número de deputados estaduais – outra meta para 2014.
O presidente destacou a posição do PSDB no país, como o maior partido de oposição do país. “São oito governadores, dentre eles de estados como São Paulo, Paraná e Minas Gerais. É certo que teremos um forte candidato à Presidência da República, com chances de vitória, possivelmente do senador Aécio Neves”, lembrou Marden.
O presidente tucano finalizou garantindo que o partido terá a humildade e maturidade para tomar a sua posição e que o fará de forma clara e transparente como sempre o fez. “Não vamos cometer nenhuma precipitação e avaliaremos naturalmente todas as possibilidades. Porém o PSDB jamais pecará por omissão. O partido não é de fugir à luta assim como terá a humildade para apoiar uma aliança se esse for o desejo do povo e das nossas lideranças”, concluiu Marden.