Filie-se
PSDB – PI
PSDB – PI

Quase cinco mil assinaturas em apoio a projeto de Paulo Bauer

18 de novembro de 2013
Email Share

Senador Paulo Bauer (PSDB-SC) critica política econômica do governo e pede simplificação tributáriaA empresária Jéssica Duarte criou um abaixo-assinado na Internet para apoiar o Projeto de Lei 260/2013, de autoria do senador Paulo Bauer (PSDB/SC), que determina a indicação nos rótulos de alimentos que contenham lactose o teor da substância. Até o final da manhã desta segunda-feira, a iniciativa da jovem catarinense já contava com cerca de cinco mil assinaturas em todo o Brasil.

Moradora do município de Rio do Sul, Jéssica sempre sofreu com problemas de saúde provocados pela alimentação mas somente há cinco meses foi diagnosticada com intolerância à lactose. “Sempre achava que era algo estragado que havia comido na rua”, explica. Um comportamento repetido pela maior parte da população brasileira que sofre com o problema. Estimativas de especialistas e estudos técnicos indicam que 40% de todos os brasileiros enfrentam o mesmo problema.

Alimentos como manteiga, iogurte, queijo e leite, por exemplo, provocam uma série de incômodos – como dor de estômago, náuseas e diarreia, entre outros sintomas – em pessoas cujo organismo não tem a capacidade de digerir a lactose. A digestão desse açúcar se faz com a enzima lactase, que divide o açúcar do leite em galactose e glicose. As pessoas que têm predisposição para produzir menos enzimas acabam perdendo a capacidade de digerir a lactose com o passar do tempo.

Assim que teve confirmada sua condição, Jéssica passou a pesquisar sobre o assunto e decidiu criar uma mobilização para pressionar o Congresso a tomar alguma atitude sobre o tema. Quando descobriu o projeto do senador do seu Estado, a empresária percebeu que o caminho poderia ser mais curto. “A iniciativa do senador Bauer é a mais completa entre os projetos que estão em debate no Senado e na Câmara dos Deputados”, comenta Jéssica.

Para Bauer, o projeto tem um alcance muito grande com uma atitude muito simples por parte das empresas de alimentos.

“A simples inscrição nos rótulos dos alimentos que contêm lactose da presença dessa substância pode melhorar a vida de muita gente. É só imaginar quantas pessoas deixarão de ficar doentes, quanto será economizado em tratamentos médicos, gerando uma diminuição de pessoas em filas de espera por atendimento em hospitais e postos de saúde. Isso sem falar na qualidade de vida destes cidadãos, que continuarão tendo suas vidas normalmente, sem adoecer, sem precisar deixar de trabalhar e produzir”, avalia o senador.

Para participar do abaixo-assinado, basta você acessar: www.change.org/leidalactose. As assinaturas serão encaminhadas aos 21 membros titulares da CAS e aos 21 suplentes, com o objetivo de sensibilizá-los em favor da aprovação da matéria.

O projeto foi protocolado em 27 de junho deste ano e é terminativo na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado. Atualmente, o texto está nas mãos do relator, senador Cícero Lucena (PSDB-PB). Se aprovada, a matéria aguardará o prazo regimental de cinco sessões para eventuais pedidos de recursos no Plenário. Passada esta fase, o projeto seguirá para a Câmara dos Deputados.

Compartilhe!

Ad