Na manhã dessa quarta-feira (09), o Restaurante Popular sediou a 5ª reunião ordinária de 2014 do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-PI). O evento aconteceu no auditório do restaurante, e reuniu cerca de 20 representantes de diversas entidades. Na oportunidade, foram realizadas mesas redondas para discutir temas como: Os equipamentos Públicos de Segurança Alimentar e Nutricional contribuição dos Restaurantes Populares, Betinho e da UESPI para a segurança alimentar e nutricional.
Os Restaurantes Populares fazem parte da estrutura operacional do Sistema Nacional de Segurança Alimentar (SISAN) e, em consonância com a meta de erradicação da extrema pobreza, buscam potencializar sua articulação com outras políticas sociais relevantes para o alcance dessa população mais vulnerável.
O Restaurante Popular é um equipamento público de alimentação e nutrição, destinado ao preparo de refeições saudáveis e variadas que são vendidas a preços acessíveis, de forma a garantir aos trabalhadores urbanos e a população o direito humano à alimentação adequada.
“O Conselho se reúne mensalmente, e hoje a pauta discutida foi Equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional dos restaurantes populares. Nós já temos restaurantes populares em Teresina, de gestão municipal, estadual, uma no município de Parnaíba, e também na eminência de um restaurante popular na UESPI. O CONSEA é quem contribuiu com a elaboração do projeto desses equipamentos e que vem monitorando a execução de todos esses projetos. Através desses monitoramentos acompanhamos como está o funcionamento, sua gestão, e o quanto que os princípios da alimentação nutricional estão sendo respeitados nesses equipamentos, ofertando assim uma alimentação saudável, dando prioridades pra agenda da agricultura familiar, especialmente orgânicos e que respeite a cultura alimentar, além de ter um preço acessível”, esclarece a Presidente do CONSEA-PI, Norma Sueli Alberto.
O Restaurante Popular de Teresina é administrado pela Fazenda da Paz, unidade conveniada a Prefeitura de Teresina por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS), e que faz um trabalho com dependentes químicos, localizado no segundo piso do Mercado Central São José, no Centro da capital, e possui uma área total de 1.146 metros quadrados com amplo refeitório composto por 55 mesas, com a capacidade de receber 286 pessoas, simultaneamente. O fornecimento das refeições inicia a partir das 11h e se estende até o término da cota diária, que é de 1.000 refeições, podendo ir até as 14h, que é o término do prazo de distribuição.
“Nosso objetivo nessa reunião é aproximar cada vez mais os Serviços do Restaurante do Conselho, que é o órgão que fiscaliza o local, além do relato das experiências do Restaurante Popular de Teresina e todo seu histórico desde a inauguração até a sua reinauguração”, afirma a nutricionista e responsável técnica pelo Restaurante, Ana Diva Macêdo.