O deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP) alertou nesta sexta-feira (14), no seu perfil no Facebook, sobre a denúncia que a empresa holandesa SBM Offshore, que aluga plataformas flutuantes a companhias como a Petrobras, teria pago suborno a empresas em vários países, incluindo o Brasil. O assunto virou alvo de ação protocolada pelo PSDB na Procuradoria-Geral da República.
“Também foram protocolados requerimentos de informações endereçados aos ministérios da Justiça e de Minas e Energia. Temos que ficar muito atentos a mais essa denúncia”, advertiu o tucano, na rede social.
De acordo com o jornal Valor, a SBM está sob investigação de autoridades da Holanda, Inglaterra e do Departamento de Justiça dos Estados Unidos desde 2012. Segundo denúncia de um ex-funcionário, entre 2005 e 2011 a SBM teria pago US$ 250 milhões em subornos, dos quais US$ 139 milhões a intermediários e a funcionários da Petrobras.
Gravidade
De forma solitária ou com sócios, a SBM tem atualmente nove contratos de construção e posterior aluguel de plataformas assinados com a empresa brasileira.
O líder do PSDB na Câmara, o deputado Antonio Imbassahy (BA), a denúncia é gravíssima e precisa ser investigada também pelo Brasil.
Na representação à PGR, Imbassahy reforça a necessidade de investigação em decorrência dos prováveis prejuízos à Petrobras e a seus acionistas e dos indícios de gestão temerária do patrimônio.
No requerimento ao Ministério da Justiça, o líder do PSDB solicita informações sobre as providências tomadas pelos órgãos que integram ou são vinculados ao ministério para a apuração da denúncia. Ao Ministério das Minas e Energia, Imbassahy solicitou cópia de todos os contratos firmados entre a Petrobras e a SBM, com valores e prazos.