O líder do PSDB na Câmara, deputado Carlos Sampaio (SP), afirmou nesta quarta-feira (20) que o encontro Federação Já, Poços de Caldas + 30 – em Poços de Caldas, na última segunda-feira (18), no Sul de Minas, demonstrou respeito aos estados e municípios.
Segundo ele, a mensagem dos tucanos é clara e o assunto será incorporado nos debates daqui para frente. “Foi um encontro fundamental para a elaboração da proposta que o nosso presidente nacional, senador Aécio Neves, vai levar para todo o Brasil”, disse Sampaio.
Em seguida, ele acrescentou: “A mensagem evidencia nosso respeito pelos estados e municípios, que normalmente têm seus repasses e recursos diminuídos pela sanha arrecadatória da União. Uma mensagem que ficou bastante clara para todos os presentes”.
“O fato de termos ali reunidos deputados e senadores dos mais variados estados brasileiros, centenas de prefeitos e vereadores, deixou evidente a importância do tema para a nação”, destacou Sampaio.
“Portanto, certamente, essa questão do pacto federativo passará a incorporar não apenas o programa de governo que será apresentado pelo PSDB para o ano que vem, mas, sem sombra de dúvidas, o debate nacional.”
Diretas Já – No encontro, em Poços de Caldas, foram celebrados também os 30 anos da “Declaração de Poços de Caldas” – primeiro documento público do Movimento das Diretas Já.
Participaram o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, os governadores Geraldo Alckmin (SP), Antonio Anastasia (MG), Beto Richa (PR), Marconi Perillo (GO), Simão Jatene (PA), José de Anchieta Jr. (RR), Siqueira Campos (TO) e Teotônio Vilela (AL), parlamentares, prefeitos e lideranças tucanas.
Durante o encontro houve a defesa da autonomia e do fortalecimento dos estados e municípios brasileiros. A reunião marcou o compromisso do PSDB com os princípios da soberania, cidadania, dignidade e pluralismo da federação brasileira.