O SAMU de Teresina assinou hoje, 08, convênio com a Universidade Federal do Piauí, para a realização de estágio de alunos de medicina. A atividade inicialmente atende 21 estudantes por um período de três meses, mas terá continuidade para novas turmas.
A diretora geral do SAMU, Helsimone Alves Rodrigues, informa que esta é a primeira vez que o órgão realiza esta parceria. “A finalidade é contribuir com a formação em urgência e emergência dos estudantes de medicina”, declara, acrescentando que os estagiários participaram de atividade de capacitação coordenada pelo Núcleo de Educação em Urgência do SAMU e irão acompanhar os profissionais do SAMU nas ambulâncias durante o atendimento de ocorrências.
A coordenadora do internato do curso de Medicina da UFPI, Ione Lopes, diz que é uma iniciativa que contribui com o aprendizado dos futuros profissionais. Para o coordenador médico do SAMU Estadual, Gerardo Vasconcelos, a iniciativa vai salvar vidas. “É um atendimento pré-hospitalar que vai salvar vidas”, diz.
A diretora de Assistência Hospitalar da Fundação Hospitalar de Teresina (FHT), Fátima Garcêz, diz que a FHT dará suporte nessa iniciativa.
O estudante de Medicina e estagiário no SAMU, Paulo César Gonçalves, revela que com esta nova experiência vai se sentir melhor preparado. “É uma oportunidade de aprendizagem excelente pelo contato com os profissionais do SAMU”, fala. A estagiária Tomásia Monteiro, que também faz parte da equipe, comenta que é uma oportunidade enriquecedora. “Havia déficit na formação dos estudantes nessas áreas de urgência e emergência e a partir de agora teremos mais aprendizado”, diz.