Através de capacitações, diversos grupos e pequenos produtores do segmento artesanal da cidade vêm se renovando. A Prefeitura Municipal de Teresina, por intermédio da Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), vem oferecendo esse apoio através de consultorias especializadas, que agregam valor às produções locais.
Nesse sentido, na tarde da última terça-feira (18), aconteceu o encerramento de uma consultoria com o grupo de 25 pessoas da Associação de Mulheres do bairro Olarias e Mulheres do entorno do Lagoas do Norte, que foi dada pela artesã do ramo reciclagem, Jovelina de Sousa.
A consultoria faz parte do projeto “Melhoria e Desenvolvimento de Novos Produtos de Empreendimentos da Economia Criativa e Solidária de Teresina”, e vem sendo promovida em parceria com o Instituto Samara Sena.
Por meio desse aperfeiçoamento, as mulheres puderam desenvolver peças voltadas para a decoração e moda, tendo como base a utilização de material reciclado (garrafas pet).
De acordo com o secretario da Semest, Olavo Braz, o órgão vem se movimentando no sentido de gerar novos produtos frente ao segmento artesanal, considerando que o mercado está sempre em busca de novidades.
Ele destaca ainda que a inserção de novos grupos no mercado também é um trabalho que vem sendo realizado. “Além dos grupos já existentes, que trabalham com cerâmica, madeira e outras fibras naturais, 18 novos grupos estão sendo socialmente organizados, para que consigam se consolidarem no mercado, em face das demandas regionais e nacionais”, explica o gestor.
Na próxima semana acontecerá o encerramento de mais uma consultoria. Desta vez, do Grupo de Tecelagem do Dirceu, que beneficiou 40 produtores. A consultoria, com carga horária de 60h, foi dada pelo estilista gabaritado Martins Martins Paulo, que auxiliou no desenvolvimento de peças com o foco na iconografia cultural/regional e potencialização das habilidades produtivas, para que, desse modo, os artesãos possam se inserir na cadeia produtiva e no mercado.