Filie-se
PSDB – PI
PSDB – PI

Senado quer informações sobre apoio do BNDES a porto no Uruguai

2 de maio de 2014
Email Share

lucianocoutinho-300x198O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), Luciano Coutinho (foto), deverá explicar os motivos que levaram a possibilidade de o governo apoiar a construção no Uruguai de um porto de águas profundas que reduziria fretes e facilitaria o acesso à Ásia.

O pedido de informações foi encaminhado em forma de requerimento pelo líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP), e protocolado na Secretaria-Geral da Mesa.

Em reportagem do jornal O Globo há informações sobre o apoio do governo do Brasil ao porto no Uruguai. Segundo jornal, cerca de US$ 1 bilhão do BNDES, recursos do Orçamento, via Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (Focem), e conhecimento técnico, segundo fontes que acompanham a negociação.

“É a maior oferta de frequências marítimas, fretes mais baratos, tempo de deslocamento menor e, principalmente, possibilidade de alcance do mercado asiático pelo Estreito de Magalhães (na extremo sul do continente), em condições de concorrência com o Canal do Panamá, atraem o Brasil”, ressalta o jornal.

Explicações
Para Aloysio Nunes, o governo brasileiro, além de exportar a poupança do país, prejudica cada vez mais o investimento em infraestrutura.

“O BNDES precisa enviar ao Senado todas as informações que esclareçam essa tentativa de gastar recursos do povo brasileiro em obras que não sejam para melhorar a infraestrutura do país”, ressaltou o senador.

Em seu requerimento, o senador tucano pede ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges, que providencie junto ao banco a cópia integral de estudo que trate de qualquer apoio brasileiro ou financiamento à construção de porto no Uruguai.

Compartilhe!

Ad