O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da cidade de Teresina recebeu ontem, 11, duas novas ambulâncias básicas adquiridas com recursos da Prefeitura de Teresina no valor de R$ 278 mil. As duas novas ambulâncias começarão a funcionar a partir de amanhã, 12, substituindo antigas que apresentavam defeitos constantemente. O SAMU funciona com 10 ambulâncias de suporte básico, três de suporte avançado com equipamentos de UTI e 02 motolâncias. O atendimento diário é entre 100 a 140 ocorrências.
O presidente da Fundação Hospitalar de Teresina, Aderivaldo Andrade, informa que a previsão é que até o final do ano o SAMU tenha nove ambulâncias novas. “A população necessita que o SAMU tenha mais resolutividade e adquirindo novas ambulâncias vamos melhorar o atendimento”, declara.
A diretora geral do SAMU de Teresina, Helsimone Alves Rodrigues, explica que o SAMU é para prestar socorro em casos de urgência e emergência. “É importante que as pessoas saibam que o SAMU pode ser acionado para atender casos de acidentes, traumas, infarto, intoxicação, grávidas em trabalho de parto e em situação de risco”, esclarece, acrescentando que existe ainda desinformação quanto aos tipos de atendimento e que às vezes as pessoas não entendem que a ambulância não pode ser enviada, por exemplo, em casos de pacientes com febre.