A estruturação do Sistema de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (SAVVIS) foi tema de reunião nesta segunda-feira, 30, na Fundação Hospitalar de Teresina (FHT), com a participação do secretário municipal de saúde, Noé Fortes, de diretores de hospitais municipais e de representantes da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
A diretora de Assistência Hospitalar da FHT, Fátima Garcêz, explica que a rede do SUS faz o atendimento. “Todos os hospitais realizam este tipo de atendimento, mas ainda não existe um acompanhamento. O que vamos melhorar é a organização como um todo seguindo as portarias e leis do Ministério da Saúde”, adianta, informando que haverá capacitação e sensibilização para atendimentos nesses casos.
No caso das mulheres o referenciamento é na Maternidade Dona Evangelina Rosa, para as crianças e adolescentes é o Hospital Infantil e para os homens o Lineu Araújo. Conforme cada caso existe o encaminhamento que pode ser para Centro de Atendimento Psico Social, Atenção Básica ou ambulatório.
O atendimento para pacientes vítimas de violência sexual deve ser feito conforme protocolo de fluxo, referência e seguimento de atendimento da vítima e agressor.