A Prefeitura de Teresina vai licitar R$ 18 milhões para os projetos executivos para a construção de galerias em vários pontos da cidade. A prefeitura faz um amplo trabalho na área de saneamento para construção de galerias e escoamento das águas pluviais da cidade. A cada chuva forte que cai na capital, muitas ruas são tomadas pela água por falta de um sistema de galerias por onde a água possa correr.
O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), determinou que a Secretaria Municipal de Planejamento promova licitações de projetos executivos para a construção de galerias em vários pontos da cidade, somando R$ 18 milhões.
Pelo menos sete bacias estão com os projetos licitados: Itararé, Extrema, Tancredo e Redonda; Jockey, Horto e Nossa Senhora de Fátima; Vermelha, Nossa Senhora das Graças e Monte Castelo; Pólo Empresarial Sul e Esplanada; Macaúba, Pio XII, Vermelha e Monte Castelo; Redenção, Tabuleta e São Pedro; Parque Ideal, Renascença, Redonda e Novo Horizonte; e ainda a bacia que compreende Tabajara, Socopo, Morros, Verde Lar, Porto do Centro, Satélite, Samapi, Piçarreira e Zoobotânico, totalizando oito bacias.
Todas as ações fazem parte do Plano de Drenagem Urbana de Teresina, que é o primeiro passo para a solução do problema de escoamento das águas na capital, de forma planejada, segura e eficiente.
As diretrizes apontadas vão desde a mudança na legislação municipal até a realização de obras importantes, como a construção de diques, ampliação dos condutos e a utilização de reservatórios de detenção na macrodrenagem.