Publicação inglesa destaca linha 4 do metrô de São Paulo modelo de PPP
A linha 4 do metrô de São Paulo, administrada pelo governo tucano paulista, foi considerada pela publicação inglesa Infrastructure Journal um dos melhores exemplos mundiais do sistema de Parceria Público-Privada (PPP).
Brasília – A linha 4 do metrô de São Paulo, administrada pelo governo tucano paulista, foi considerada pela publicação inglesa Infrastructure Journal um dos melhores exemplos mundiais do sistema de Parceria Público-Privada (PPP). A Infrastructure Journal é uma das principais publicações globais na área de infraestrutura.
As obras para a construção da linha 4 começaram no segundo mandato de Geraldo Alckmin (PSDB) à frente do governo, antecedendo também as gestões tucanas de José Serra e Alberto Goldman.
A linha 4 tem como uma de suas principais características a modernidade dos trens e estações. Os veículos são operados automaticamente, sem a presença de um condutor, o que incrementa agilidade e segurança. As estações possuem arquitetura diferenciada e portas automáticas, sendo utilizadas diariamente por mais de 650 mil pessoas.
A Infrastructure Journal apontou que a linha “traz lucros para a companhia do metrô, o que ampliou sua rentabilidade”. A revista ressaltou ainda que a PPP possibilitou agilidade e economia na construção do projeto, e que o governo paulista estuda utilizar o modelo para expandir a rede metroviária.
A publicação também destacou o Complexo Penal de Ribeirão das Neves, construído pelo governo de Minas Gerais, entre as 40 melhores PPPs. Leia mais AQUI.