Maceió (AL) – O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, e o governador de Alagoas, Teotonio Vilela, afirmaram neste sábado (22) que a população brasileira espera mudanças e que a aliança entre estados, municípios e o governo federal é essencial para a boa qualidade da gestão pública. “[Existe] um sentimento majoritário da população brasileira hoje que quer mudanças, e mudanças profundas”, disse Aécio.
O senador afirmou ainda que, em suas viagens pelo Brasil, tem conversado com a população e percebido que a insatisfação com a gestão de Dilma Rousseff é geral. “O governo falhou na condução da economia, na melhoria dos indicadores de saúde, na melhoria dos indicadores de segurança pública”, ressaltou.
Aécio e Teotonio participaram do bloco carnavalesco “Pinto da Madrugada”, que reuniu cerca de 200 mil pessoas em Maceió. Outras lideranças tucanas, como o prefeito de Maceió Rui Palmeira e os deputados federais Carlos Sampaio (SP) e Bruno Araújo (PE), também estiveram presentes.
Caminhada
Após encontro com Teotonio no Hotel Radisson, Aécio e os tucanos caminharam pela orla de Maceió, em meio às pessoas que se divertiam no bloco, e foram saudados pela população. Muitos alagoanos foram até Aécio para dizer que esperam transformações no Brasil e que contam com o PSDB para a melhoria da qualidade de vida no país.
“Aécio é um grande amigo de Alagoas. Como governador de Minas, ele fazia convênios e parcerias conosco. E como senador, sempre defende teses que favorecem o Nordeste”, destacou Teotonio Vilela, que endossou também as críticas de Aécio Neves à excessiva concentração de recursos com o governo federal.
“Aécio é muito sensível a isso. É sensível também a outras questões, como as dívidas dos estados e uma maior distribuição de recursos a estados que tenham IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] baixo”, apontou.
Contraponto
Em entrevista coletiva à imprensa, Aécio destacou que o PSDB está construindo um conjunto de propostas ao país que representa um “contraponto” ao modelo implementado pelo PT no Brasil.
“O contraponto é absoluto. Em primeiro lugar, no compromisso ético, com a transparência, com a eficiência na gestão pública. Na nossa visão, precisamos refundar, fortalecer a Federação. Precisamos ser mais generosos com os investimentos em saúde e em segurança com os estados e municípios”, disse.
Outro aspecto em que as propostas de PSDB e PT se diferenciam, segundo o senador, está nas questões ligadas à política externa e ao crescimento econômico.
“[O PSDB defende] um alinhamento com o mundo não ideológico e atrasado como esse que o Brasil vem fazendo ao longo de onze anos, mas um alinhamento que permita às empresas brasileiras participarem das cadeias globais de produção. Queremos que o Brasil cresça muito mais, não podemos continuar crescendo mais que a Venezuela só, como aconteceu no ano passado na América do Sul”, destacou Aécio.
O governador Teotonio destacou que acredita em uma vitória do PSDB nas eleições presidenciais de 2014 e afirmou que, para chegar ao objetivo, os tucanos precisarão “trabalhar, colocar as propostas e marcar a diferença” entre o partido e os adversários. Segundo ele, a expectativa é que Alagoas dê sua contribuição ao projeto. “Em Alagoas, o PSDB sempre ganha as eleições ou empata [com os adversários]. E neste ano nós vamos ganhar”, observou.