Brasília (DF) – O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, elogiou nesta quinta-feira (20) o empenho da bancada tucana na Câmara em parceria com o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, para aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que prorroga, por 50 anos, os benefícios da Zona Franca de Manaus.
Aécio reiterou que a “Zona Franca é um patrimônio do Brasil”. “É fundamental para o desenvolvimento. Ela deve ser incorporada à nossa paisagem econômica, fiscal e ambiental”, disse ele.
Na noite desta quarta-feira (19) a Câmara aprovou, por 364 votos favoráveis, 3 contrários e 3 abstenções a proposta. A PEC terá de ser votada, em segundo turno, na Câmara e seguir para análise do Senado.
Os incentivos terminam em 2023. Caso a proposta seja aprovada nas duas Casas, os incentivos serão mantidos até 2073.
No final do ano passado, Aécio Neves visitou Manaus e foi à Zona Franca. Na ocasião, ele afirmou que: “O que me traz aqui hoje é a crença de que o Brasil precisa iniciar uma nova fase. O Brasil merece muito mais”.
Números
Pelos dados do governo federal, o Polo Industrial de Manaus (PIM) fechou 2013 com novo recorde de empregos: 129.663 trabalhadores, entre efetivos, temporários e terceirizados.
O faturamento acumulado do PIM no período de janeiro a novembro do ano passado também avançou, totalizando R$ 76,6 bilhões (US$ 35,7 bilhões) e registrando crescimento de 12,40% (2,04% na moeda americana) em relação ao mesmo período de 2012, segundo o Portal Brasil.
Os dados fazem parte dos Indicadores de Desempenho do PIM, os quais são apurados mensalmente pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) com as empresas incentivadas do parque industrial da capital amazonense.