
Com o objetivo de discutir as condições e qualidade do trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU Natal, a Câmara Municipal de Natal, por proposição do vereador Aroldo Alves (PSDB), realizou na manhã desta terça-feira (12) uma audiência pública. Representantes do SAMU, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Sindicato dos Servidores da Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde-RN) participaram dos debates no plenário da Casa.
Para o triênio 2014-2017, o SAMU Natal estabeleceu as seguintes metas: construção de 4 Bases Descentralizadas; Renovação da frota de ambulâncias; estudo da cobertura populacional do Serviço – viabilidade do aumento do número de Unidades Móveis e investimento na estrutura de trabalho.
O vereador Aroldo Alves disse esperar por contribuição efetiva da audiência para a melhora no atendimento do SAMU na capital potiguar. “Trata-se de um dos serviços mais importantes prestados pelo município, mas está em declínio diante da ineficiência da gestão”, explicou. Segundo ele, não há condições satisfatórias de trabalho e a estrutura de baixos salários a que são submetidos os profissionais da saúde pública aprofunda a precarização.
Renata Campos, coordenadora do SAMU Natal, aproveitou a oportunidade para anunciar medidas que serão tomadas no sentido de elevar a qualidade do atendimento. “Ainda este ano teremos novos equipamentos para as Unidades Móveis, mobiliário para as pontes de apoio (PA) das equipes e a inauguração da primeira Base Descentralizada (UPA Esperança), além do retorno, em dezembro, da operação das motolâncias”, concluiu.
Com informações da Câmara Municipal de Natal