O brasileiro deve se preparar para pagar mais um imposto. Matéria publicada na edição desta quarta-feira (26), do jornal Folha de S.Paulo, revela que “a volta da cobrança da Cide (contribuição para regular o preço dos combustíveis) faz parte do pacote fechado pelo ministro Guido Mantega (Fazenda) e apresentado ontem à presidente Dilma Rousseff com medidas para reequilibrar as contas públicas.”
De acordo com a Folha, “a decisão final será tomada em reunião da presidente com a nova equipe econômica. Nesta terça (25), ela recebeu no Planalto o futuro ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e o novo ministro do Planejamento, Nelson Barbosa.”
O jornal diz ainda que, “além da Cide, o plano inclui propostas de redução de despesas com seguro-desemprego, abono salarial e pensão pós-morte. As duas primeiras atingem cerca de R$ 45 bilhões por ano.”
Para o deputado federal Otavio Leite (PSDB-RJ), “o mais grave da proposta é o estelionato eleitoral que ela contém: Porque a candidata Dilma não informou aos eleitores antes do segundo turno que essa era uma proposta que ela iria implementar?”
O tucano considera inaceitável a criação de um novo imposto, diante da imensa carga tributária que já afeta o bolso do brasileiro.
E adianta: “Vamos usar de todos os meios e prerrogativas parlamentares para impedir esse absurdo.”