O Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) abriu seleção para o Curso de Formação Técnica em Tecnologia, para o ingresso em 2014, a ser realizado nos polos de Natal, Mossoró, Caicó (CERES) e Angicos (UFERSA). As inscrições, abertas no último dia 5 de agosto, prosseguem até 3 de setembro e podem ser feitas pelo site do Núcleo Permanente de Concursos (COMPERVE) – www.comperve.ufrn.br. Serão ofertadas 2.400 vagas e, desse total, 70% serão para candidatos que cursaram integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas.
Idealizador do projeto, o economista Rogério Marinho, ex-presidente do PSDB, acredita que o Metrópole Digital é a capacidade de transformação não só da capital potiguar, mas de todo o RN no mais novo polo de Tecnologias da Informação do país. “Há uma carência de mão-de-obra qualificada nesta área. E o Metrópole Digital vai além da capacitação de técnicos da informação. O projeto cumpre antes de tudo a função social de inserir estes alunos no mercado de trabalho”, afirmou Rogério.
Para participar, o candidato deve estar matriculado ou ter concluído o Ensino Médio e se encaixar em duas faixas etárias, que vão de 15 a 20 anos ou a partir de 21 anos, respectivamente. A validação do cadastro poderá ser consultada a partir de 11 de setembro e os locais de provas serão disponibilizados em 18 de setembro, também na página do Núcleo.
As provas serão aplicadas em 22 de setembro com uma duração de três horas e trinta minutos e o acesso ao local deverá ser feito das 7h20 às 8h. O teste terá um total de 40 questões de múltipla escolha sobre Criatividade
e Inovação; Comunicação e Colaboração; Pesquisa e Gerenciamento de Informações; Pensamento Crítico, Resolução de Problemas e Tomada de Decisões; e Conceitos e Procedimentos em Tecnologia.