PSDB – RN

Operação Lava-Jato: ex-diretor financeiro da UTC revela detalhes sobre financiamento de candidaturas de prefeitos petistas

petrobrasO ex-diretor financeiro da UTC, uma das empreiteiras envolvidas no escândalo de desvios de recursos da Petrobras, desvendado por meio da operação Lava-Jato, Walmir Pinheiro, revelou aos procuradores do caso que, além de pagar propinas ao PT e a seus dirigentes, financiou a candidatura de prefeitos petistas com dinheiro de corrupção.
O executivo contou ter enviado recursos do petrolão para as campanhas eleitorais de candidatos do partido em São Bernardo do Campo (SP), Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Contagem (MG) e Montes Claros (MG). O dinheiro saiu das obras de construção do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).

É o que mostra reportagem publicada na edição desta semana, na revista “Veja”, com o  título “Vai que é tudo nosso”.

Segundo “Veja”,  Walmir Pinheiro assinou um acordo de colaboração com a Justiça.  Durante um mês, ele prestou duas dezenas de depoimentos que acrescentam detalhes impressionantes sobre os métodos da quadrilha que tomou de assalto a maior empresa do país.

A revista lembra ainda que em maio passado, Ricardo Pessoa, o dono da UTC, já havia provocado um terremoto quando esteve na Procuradoria-Geral da República para confirmar que dera dinheiro de corrupção a vários políticos e a diversas campanhas, entre elas a do ex-presidente Lula, em 2006, e a da presidente Dilma Rousseff, em 2014.
E destaca também que em um dos depoimentos, o ex-diretor financeiro detalhou aos procuradores como ele operou os desvios oriundos do Comperj, uma parte da obra orçada em 3,8 bilhões de reais, executada por um consórcio formado pelas construtoras Odebrecht, UTC e PPL.

As campanhas municipais, de acordo com o executivo, receberam 1,8 milhão de reais, diz a matéria.

Ver mais