Brasília – Os investidores e analistas demonstram pessimismo em relação ao Brasil, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (21) pela Bloomberg Global Poll – unidade de pesquisas e análises financeiras da companhia de mídia que analisou reações sobre as perspectivas para 2014. Pelo levantamento, 51% dos investidores se dizem pessimistas sobre as políticas de Dilma Rousseff.
Em janeiro de 2011, quando a presidente assumiu o governo, o índice estava em 21%. Apenas 10% dos entrevistados ainda acreditam que o Brasil conseguirá evitar um rebaixamento da sua nota de classificação de crédito no próximo ano.
O deputado federal Vaz de Lima (PSDB-SP) afirmou que a pesquisa reflete o sentimento da população brasileira. “A pesquisa simplesmente reflete o sentimento da população. O trabalhador sente as dificuldades no supermercado, quando o salário não chega até o fim do mês, por exemplo”, disse.
De acordo com a pesquisa, o Brasil também foi apontado pelos investidores como um dos mercados que oferecerão piores oportunidades em 2014, em comparação com os Estados Unidos, Reino Unido, União Europeia, Japão, Índia, Rússia e China. Para 43%, a economia brasileira está se deteriorando. Apenas 10% avaliam que a economia está melhorando. Outros 27% avaliaram um cenário de estabilidade.
“Na prática essa pesquisa confirma também o que foi mostrado em um outro levantamento recente, publicado no jornal Estado de S. Paulo, mostrando que apenas com alterações na política econômica haverá melhora no estado de ânimo da população”, afirmou Vaz de Lima.