PSDB – RN

Professores deverão fazer residência pedagógica antes de entrarem em sala de aula

Professores-Foto-Marcelo-Camargo-ABr-300x187Brasília (DF) – A Comissão de Educação do Senado aprovou a proposta para que professores do ensin0 básico sejam obrigados a fazer uma residência pedagógica, semelhante à residência médica oferecida aos estudantes de Medicina. A ideia é aprimorar a qualificação dos professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.

O relator do projeto, senador Cyro Miranda (PSDB-GO), apresentou uma emenda estendendo a obrigatoriedade da residência pedagógica a todos os professores, da creche ao ensino médio. A emenda estabelece o mínimo de 1.600 horas para a residência, que exigirá dedicação integral (8 horas diárias) pelo período de um ano, com 200 dias letivos.

De acordo com Cyro Miranda, a formação dos professores é pré-requisito para o sucesso profissional no magistério.

“Grande parte dos estudantes de Pedagogia termina o curso sem o necessário preparo para enfrentar uma sala de aula. As horas de residência vão assegurar ao estudante uma experiência essencial, com a vantagem de já contar com uma renda durante essa nova fase de aprendizagem. Não adianta o professor ir para a sala de aula e não ter condições de formar bem os alunos”, afirmou o tucano.

O PLS 284/2012, de autoria do senador licenciado Blairo Maggi (PR-MT), acrescenta um parágrafo ao artigo 65 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e determina que a residência pedagógica seja uma etapa posterior à formação inicial, com duração mínima de 800 horas e bolsa de estudos.

Para Blairo Maggi, parte da dificuldade de alfabetização das crianças brasileiras com até oito anos de idade se deve às condições estruturais na formação dos professores, como o aumento de instituições de ensino de qualidade discutível.

Da assessoria do senador Cyro Miranda (PSDB-GO)

Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *